O Litoral Norte de São Paulo foi foco de um conjunto de ações da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) nos dias 16 e 17 de outubro. As iniciativas tiveram como objetivo promover o turismo na Região Turística, que é composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, e integrada pelo consórcio turístico Circuito Litoral Norte.
Na ocasião, foi lançada a marca turística que compreende os cinco municípios da região e realizado um workshop sobre crédito turístico e investimentos. O pacote faz parte do compromisso do Governo de SP de impulsionar a retomada econômica do litoral após as fortes chuvas de fevereiro deste ano, que deixaram mortos e desabrigados – e interromperam a principal atividade da região: o turismo.
O secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, entregou aos municípios uma marca turística que representa cada um deles e suas particularidades, resultado de um trabalho de mais de seis meses de construção de identidade e posicionamento de mercado. Com o nome de “Litoral Norte, é natural, é SP”, a marca destaca a biodiversidade da Mata Atlântica em um vídeo promocional com os principais atrativos da região.
Desenvolvimento e promoção
O Circuito Litoral Norte de São Paulo, atuando como entidade que desenvolve e promove a Região Turística, deu suporte ao processo criativo da nova identidade e agora vai promover a nova marca junto com municípios, Estado e trade, garantindo a renovação de forma integrada.
O secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, destaca que o trabalho conjunto dos municípios pertencentes ao Consórcio Litoral Norte com a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo é fundamental para o desenvolvimento do turismo na região. “Parabenizo o secretário Lucena pela visão, parceria e comprometimento com nossos municípios”.
“Promover o Litoral Norte através do Estado nos dá a possibilidade de uma projeção ainda maior, alcançando novos públicos para que possamos de maneira efetiva alavancar o turismo regional e, consequentemente, aquecer as economias locais gerando não só renda, mas também desenvolvimento social e qualidade de vida para população”, afirma a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.
Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho, a marca turística desenvolvida e proposta pelo Governo do Estado vem de encontro com o que o mercado do turismo pede, principalmente em termos de integração e inclusão. “É uma surpresa agradável e uma necessidade na construção do novo ambiente dos destinos turísticos do Brasil, como um todo, mas onde São Paulo e o Litoral Norte saem na frente”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger, reforça que o Litoral Norte de São Paulo tem um potencial gigantesco para o turismo. “A parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio de ações como o place branding, é essencial para consolidar a identidade regional no imaginário dos turistas e na prateleira das agências de turismo. Acredito bastante nesta união entre os municípios, Estado e empresários para impulsionar a atividade turística”.
A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, também comenta sobre o lançamento da marca. “É extremamente importante, não somente para São Sebastião, mas para o Litoral Norte, que é entendido pelos turistas, principalmente de outros estados e estrangeiros, como um destino só. Eles aproveitam para passear pela costa, porque é um destino muito perto um do outro e temos a mesma natureza, com a Serra do Mar próxima, qualificada e cuidada. É muito importante o lançamento desta marca para potencializar todas as belezas e qualidades que o nosso litoral tem”.
Crédito
Na ocasião, também aconteceu o workshop “Redescobrindo São Paulo”, com apresentação das regiões turísticas, a promoção de novos destinos paulistas e ações da Setur-SP para a região. Entre elas, o novo programa de incentivo ao crédito e investimento turístico paulista, o CrediturSP, uma iniciativa que oferece R$ 4 bilhões em crédito sob medida e consultoria ao empreendedor de SP. A equipe da Setur-SP também reforça os recursos recém-anunciados para novos convênios: R$ 33,3 milhões para os cinco municípios da região.
Completando as ações, o Litoral Norte de São Paulo recebeu, nesta semana, jornalistas e fotógrafos estrangeiros para promover os destinos da região. A ação é uma iniciativa da TAP Portugal que está formalizando um acordo de cooperação com a Setur-SP para promover o intercâmbio de visitantes interessados em destinos de sol e praia e atrativos culturais paulistas. Os jornalistas participaram de experiências gastronômicas e travessias de barco pelas praias da região.
Imagem: Divulgação